Crédito Agrícola
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Não revele o seu número de telemóvel. Temas de Segurança
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Tipos de Fraude

 

As principais ameaças à Segurança na Internet podem ser divididas em 5 grandes grupos:

 

  • Mensagens não solicitadas enviadas por correio electrónico ou SMS com origem numa fonte aparentemente fidedigna (Exemplo: Banco ou Empresa);
  • Contém links que reencaminham os Clientes para páginas que, embora muito semelhantes às originais, são sites fraudulentos utilizados para furtar os dados pessoais e financeiros dos utilizadores;
  • Podem também conter formulários para o preenchimento e envio de dados pessoais e confidenciais (Chaves de Acesso, N.º Cartões, etc.). 

 

Boas Práticas

  • NUNCA utilize ou aceda aos serviços On-Line através de links contidos em mensagens de email ou SMS;
  • Verifique se alguma parte do site não lhe parece autêntica, se a linguagem utilizada é adequada e se são solicitados os dados de acesso habituais; 
  • Verifique SEMPRE se a mensagem é personalizada (Exemplo: "Exmo. Senhor Pedro Alves") e não é enviada de forma geral (Exemplo: “Estimado Cliente” ou “Exmo. Senhor”);
  • Utilize um antivirus e mantenha SEMPRE o seu sistema operativo e o seu browser actualizados. 

  • Softwares que se propagam através de mensagens de email e cujos conteúdos não estão ligados a instituições financeiras;
  • Uma vez instalados, monitorizam o acesso aos serviços, não se activando em todos os acessos, tipicamente activam-se apenas uma vez, por cada ligação do computador;
  • Pode recolher toda a informação do utilizador, nomeadamente códigos secretos.

 

Boas Práticas

  • Mantenha SEMPRE o seu sistema operativo e o seu browser actualizados;
  • Active as funcionalidades de bloquear novas janelas pop-up e downloads;
  • Utilize um firewall sempre ligado e instale um software contra programas do género adware / spyware / malware;
  • Verifique se alguma parte do site não lhe parece autêntica, se a linguagem utilizada é adequada e se são solicitados os dados de acesso habituais.

 

  • Programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registar a sequência de teclas digitadas por um utilizador;
  • O objectivo é capturar códigos, emails ou números de cartões de crédito;
  • Quando são executados, os keyloggers ficam escondidos no sistema operacional e dessa forma a vítima não tem forma de saber que está a ser controlada.

 

Boas Práticas

  • Mantenha SEMPRE o seu sistema operativo e o seu browser actualizados;
  • Utilize um firewall sempre ligado;
  • Instale um software contra programas do género adware / spyware / malware.

 

  • Mensagens de email não solicitadas com aliciantes "Oportunidades de Emprego", que proporcionam elevados rendimentos de forma fácil;
  • Estas ofertas de trabalho têm como finalidade angariar "agentes financeiros" ("Mulas" ou "Testas-de-Ferro") que actuam como intermediários, recebendo nas suas contas bancárias, transferências com origem em fraudes que, posteriormente, transferem para contas no estrangeiro, recebendo em contrapartida uma comissão;
  • Por vezes, os intermediários actuam sem culpa, não sabendo a origem do dinheiro em causa contudo, são criminalmente responsáveis pela sua conduta.

 

Boas Práticas

  • NUNCA abra mensagens que lhe pareçam de fonte duvidosa;
  • Não reencaminhe nem responda a estas mensagens, não abra/execute os ficheiros em anexo nem utilize os links que são disponibilizados;
  • NUNCA deve responder a emails que ofereçam propostas ou ofertas de trabalho demasiado interessantes, pois é provável que sejam falsas;
  • Caso tenha dúvidas sobre a proveniência da mensagem recebida, por favor entre em contacto com o serviço Linha Directa 808 20 60 60 para confirmar a veracidade da mesma.

  • A vítima recebe um email, supostamente da sua entidade bancária, no qual é disponibilizado um número de telefone que tem de utilizar e através de uma gravação, são solicitados dados do seu cartão e os códigos do mesmo;
  • Outra modalidade, é através do envio de um SMS, informando o Cliente que o seu Banco fez um depósito de X euros na sua conta e também um número de telefone através do qual pode saber mais informações. A vítima liga para saber o que aconteceu e fornece os dados bancários que a voz da gravação lhe solicita.

Boas Práticas 

  • Se receber um telefonema de alguém a pedir-lhe para confirmar ou fornecer quaisquer das suas informações pessoais ou financeiras, coloque de imediato a chamada em espera e contacte-nos através da Linha Directa 808 20 60 60 para confirmar a veracidade da chamada;
  • NUNCA utilize os contactos indicados nas mensagens de correio electrónico supostamente enviadas em nome do Crédito Agrícola (números de telefone ou email) e que sejam diferentes dos contactos habituais:
    808 20 60 60 (chamadas nacionais)
    +351 21 380 56 60 (chamadas internacionais)
    linhadirecta@creditoagricola.pt

 

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Para qualquer informação adicional ou esclarecimento de dúvidas contacte, por favor, o Serviço Telefónico de Apoio a Clientes - Linha Directa, disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia, com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 8h30m às 23h30m e aos Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 23h. Em alternativa poderá enviar uma mensagem, através da opção disponível.

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© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.

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