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Perguntas Frequentes

 

 

1. Onde posso obter mais informação relativa à mobilidade de serviços bancários?

Pode obter mais informações sobre a mobilidade de serviços bancários junto de qualquer Balcão dos Bancos aderentes ou nos respectivos sítios na Internet, bem como no sítio na Internet pertencente à Associação Portuguesa de Bancos (www.apb.pt).

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2. Qual a duração aproximada do processo de transferência de serviços de pagamento associados a uma conta de depósito à ordem?

O prazo mínimo para a efectivação da transferência de serviços nunca poderá ser inferior a 13 dias úteis a contar da data de assinatura e entrega do Formulário de mobilidade de serviços bancários no Banco de Destino.

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3. Todos os Bancos oferecem ao Cliente a possibilidade de usufruir da mobilidade de serviços bancários?

Todos os Bancos que tenham aderido aos Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários oferecem esta possibilidade. Poderá haver Bancos que ofereçam opções adicionais relacionadas com a mobilidade de serviços bancários.

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4. Quais os tipos de contas que podem beneficiar da mobilidade de serviços bancários?

A mobilidade de serviços bancários é de âmbito nacional e está exclusivamente vocacionada para contas de depósitos à ordem detidas por Particulares.

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5. A mobilidade de serviços bancários implica necessariamente a abertura de uma nova conta de depósitos à ordem?

A mobilidade de serviços bancários apenas implicará a abertura de uma nova conta de depósito à ordem se ainda não tiver uma conta aberta junto do Banco para o qual pretende mover os serviços bancários. Caso pretenda, por exemplo, transferir os serviços de pagamento de uma conta de depósitos à ordem que tenha aberta junto de um Banco, para um outro, onde também já possua uma conta, não necessitará de abrir uma nova conta de depósitos à ordem.

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6. Quanto me custa esse processo de transferência de serviços de pagamento?

Nem o Banco de Destino nem o Banco de Origem cobrarão comissões pela prestação de informação relativa aos serviços de pagamento a ser transferidos ou, no caso do Banco de Origem, pelo encerramento da conta. Poderá, no entanto, nos termos dos respectivos preçários, haver lugar à cobrança pelos Bancos de comissões por serviços relacionados com a transferência.

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7. O que acontece se o Cliente tiver de pagar comissões devido a um erro ou atraso desnecessário por parte dos Bancos no âmbito de um processo de transferência de serviços bancários?

Nenhum dos Bancos envolvidos na mobilidade de serviços bancários poderá cobrar quaisquer comissões que tenham origem em erro ou atraso injustificado dos mesmos.

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Para qualquer informação adicional ou esclarecimento de dúvidas contacte, por favor, o Serviço Telefónico de Apoio a Clientes - Linha Directa, disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia, com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 8h30m às 23h30m e aos Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 23h. Em alternativa poderá enviar uma mensagem, através da opção disponível.

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© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.

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