Crédito Agrícola
Crédito Agrícola
Não revele o seu número de telemóvel. Temas de Segurança
Soluções CA Contas CA Cartões CA Crédito CA Seguros CA Investimentos CA Serviços CA Internacional CA

Negociação de Cheques Sacados Sobre o Estrangeiro

 

Através da sua rede de bancos correspondentes no estrangeiro, o Crédito Agrícola pode obter o pagamento de cheques emitidos sobre o estrangeiro, quer seja em regime à cobrança ou regime de cobrança simples.

 

Regime de Cobrança Simples (Cash Letter)

No regime de Cobrança Simples (Cash Letter), o Sacador acredita que o cheque recebido tem provisão, não contém erros de preenchimento, as assinaturas estão correctas, conhece e tem confiança no sacado.

Neste caso, o cheque é enviado pelo Crédito Agrícola para o seu banco correspondente no país sobre o qual é sacado, para que este (correspondente) coloque o cheque no sistema de compensação. Isto significa que as assinaturas não são verificadas pelo banco do sacado, pelo menos não de imediato. Este procedimento implica que mais tarde, (em alguns países até 1 ano mais tarde), o sacado pode reclamar com o seu Banco, informando que a assinatura que consta no cheque não é sua e exigir ser reembolsado. Esse reembolso, em última análise, acabará por ser o Sacador do cheque a efectuar, uma vez que era o Beneficiário original do cheque, tendo recebido os respectivos fundos oportunamente.

 

Regime à Cobrança

Quando o Sacador, o Cliente do Crédito Agrícola, não tem completa confiança no emissor do cheque, solicita à sua Agência que o cheque seja enviado em regime à Cobrança, significando que a sua conta só é creditada pelo valor líquido do cheque quando este for efectivamente cobrado, tendo sido verificados não apenas o saldo da conta como a assinatura do sacado, não havendo mais a possibilidade da sua devolução, excepto quando ordenado por Tribunal competente. É mais demorado que o Regime de Cobrança Simples, dependendo apenas do Banco e país sobre o qual é sacado, sendo o cheque a ser cobrado neste regime enviado directamente pelo Crédito Agrícola para o banco do sacado.

 

Como funciona?

De acordo com as premissas explicadas nos pontos anteriores, o Cliente do Crédito Agrícola vai à Agência onde a sua conta está domiciliada e solicita, através de impresso próprio, que o Crédito Agrícola obtenha a cobrança de determinado cheque (ou cheques) no estrangeiro, no Regime de Cobrança Simples (Cash Letter) ou do Regime à Cobrança. Destaca-se que em caso de dúvidas, o Cliente é aconselhado a seguir a orientação dos funcionários da Agência quanto ao Regime que deverá optar para cada caso.

 

Vantagens

A segurança acrescida que oferece o Regime à Cobrança torna-o mais caro, especialmente porque o cheque enviado neste regime é tratado como uma operação individual pelos bancos envolvidos na operação, logo implicando maior custo de processamento; o Banco do Sacado no estrangeiro poderá cobrar comissões que podem atingir valores elevados.

Sendo o meio de pagamento que menos segurança oferece, por ser passível de fraude, falsificação, roubo, extravio e sendo válido apenas durante um certo período de tempo, normalmente 180 dias após a data de emissão inscrita no cheque, aconselha-se o Cliente a preferir receber fundos do estrangeiro por meio de ordem de pagamento/transferência.

LinkedIn facebook Google+ Twitter
Ajuda
Onde Estamos Onde Estamos
Linha DirectaLinha Directa Internacional

Para qualquer informação adicional ou esclarecimento de dúvidas contacte, por favor, o Serviço Telefónico de Apoio a Clientes - Linha Directa, disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia, com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 8h30m às 23h30m e aos Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 23h. Em alternativa poderá enviar uma mensagem, através da opção disponível.

CONFAGRICONFAGRI | Fundo de Garantia do Crédito Agrícola MútuoFundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo | Imóveis CAImóveis CA | Loja CALoja CA Informações Úteis  |  Código de Conduta  |  Política de Cookies

© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.

© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.