Produção Animal encerra ciclo de Ateliers de Inovação do Crédito Agrícola

17-07-2017

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

Lisboa, 14 de Julho de 2017 – A fileira da Produção Animal é o foco do quarto e último Atelier de Inovação, que vai ter lugar em Santarém, no próximo dia 18, terça-feira. A iniciativa do Crédito Agrícola, em parceria com a INOVISA, realiza-se no âmbito do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola” e vai decorrer na Escola Superior Agrária de Santarém e no Centro de Processamento de Carnes.

Com o objectivo de premiar projetos de inovação promovidos por mais do que uma entidade, a 4.ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola” conta com a categoria “Inovação em Colaboração”. A participação nesta categoria, dedicada a projetos de inovação, requer a presença dos seus promotores nos Ateliers de Inovação. Estes são workshops gratuitos para apoiar projectos de inovação a colocar no mercado produtos e serviços de sucesso. Orientados para fileiras estratégicas nacionais – cereais, floresta hortofruticultura e produção animal – cobrem temáticas como performance de equipa, desenho da proposta de valor e comunicação e disseminação. Em cada atelier são eleitos três projectos que ficam automaticamente a concurso. O prémio para o projecto vencedor é de 5000 euros.

Anteriormente estes workshops já passaram por Alcobaça, Mealhada, Benavente e Salvaterra de Magos.

Com a categoria “Inovação em Colaboração”, o “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola” pretende apoiar projectos de inovação (a iniciar, em curso ou terminados) promovidos por mais do que uma entidade. São exemplos de projetos com enquadramento nesta categoria Grupos Operacionais (PDR2020), projetos de Cooperação para a Inovação (PRODER), projectos I&DT Aplicada (QREN) e outros projectos não necessariamente co-financiados.

Além da categoria “Inovação em Colaboração”, existem mais quatro categorias destinadas a entidades: Cereais, Floresta, Hortofruticultura e Produção Animal.

Será ainda atribuído um prémio de reconhecimento especial à entidade (empresário individual, Sociedade, Associação, Fundação, Organização não-governamental, Entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, organismo da Administração pública) ou projecto submetido por Associado(s) do Crédito Agrícola que se destaque dos demais. A análise dos projectos terá como base três critérios: grau de inovação, potencial de mercado e a sustentabilidade.

Os vencedores de cada uma das cinco categorias e do Prémio de reconhecimento especial receberão um prémio no valor de 5000 mil euros.

As candidaturas ao “Prémio Empreendedorismo e Inovação” terminam a 24 de Julho.

Toda a informação sobre o Prémio, incluindo informação sobre a inscrição nos Ateliers de Inovação, está disponível em www.premioinovacao.pt