Crédito Agrícola com Resultado Positivo de 59,7 milhões de Euros em 2016

Resultados não auditados de 2016

Lisboa, 30 Março de 2017

PRINCIPAIS DESTAQUES

• Num contexto macroeconómico nacional marcado por sinais de tímida retoma económica conduzida pelo aumento da confiança e do consumo privado, mas em que o sector financeiro voltou a estar pressionado devido às taxas historicamente baixas da Euribor, ao processo de desalavancagem dos agentes económicos e aos crescentes requisitos de capital no quadro da regulamentação do Basileia III e do Solvência II, o Grupo Crédito Agrícola apresentou no exercício de 2016 um resultado líquido consolidado de 59,7 milhões de euros. No mesmo período o negócio bancário do grupo apresentou um resultado líquido de 72,1 milhões de euros, representando um crescimento de 28% face a 2015.
  • Em 31 de Dezembro de 2016, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 8,7 mil milhões de euros, um crescimento de 3,4%, face a 2015, o que é significativo quando comparado com a quebra de 3,2% registada pelo conjunto das instituições financeiras a actuar em Portugal.
  • Os resultados do negócio bancário foram, em parte, contrabalançados com perdas registadas, pelo Grupo Crédito Agrícola, nos veículos de desinvestimento imobiliário.
  • Refira-se igualmente o assinalável contributo dos resultados das empresas do Grupo em 2016, nomeadamente de +4,2 milhões de euros da CA Vida (seguros vida), de +3,8 milhões de euros da CA Seguros (seguros não vida) e de -0,3 milhões de euros da CA Gest (gestora de activos).

Negócio bancário

• No negócio bancário, em 2016, o Crédito Agrícola alcançou um resultado líquido de 72,1 milhões de euros, que compara com os 56,3 milhões de euros registados em 2015.
  • Em 31 de Dezembro de 2016, a carteira de crédito (bruto) a clientes ascendia a 8,7 mil milhões de euros, um crescimento de 3,4%, face a 2015, tendo o crédito bruto a empresas e sector público administrativo, com um peso relativo superior a 50% na carteira de crédito bruto, apresentado um crescimento assinalável (+5,3% face a 2015), em contraciclo com a variação de crédito bruto verificada no sistema bancário como um todo (-5,5%), o que terá proporcionado, uma vez mais, um reforço da quota de mercado do Grupo Crédito Agrícola neste segmento.
  • O Grupo deu continuidade à estratégia implementada de uma gestão sã e prudente, reflectida num reforço de provisões e imparidades de 56 milhões de euros.
  • Em 2016, os recursos totais de clientes totalizaram 14,0 mil milhões de euros (dos quais 11,8 mil milhões sob a forma de depósitos bancários), evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 5,7% correspondente a 760 milhões de euros. O crescimento nos produtos fora do balanço bancário verificou-se essencialmente nos fundos de investimento mobiliário que aumentaram 26 milhões de euros (+6,8%) face ao período homólogo. No final de 2016, o rácio de transformação de depósitos em crédito líquido ascendia a 67,9%, significativamente abaixo do limiar máximo de transformação recomendado (120%).
  • Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias em Dezembro de 2016 era de 6,2% e o rácio de cobertura do crédito vencido há mais de 90 dias situou-se nos 133,2%.

Outros aspectos relevantes da actividade

• A rede de distribuição do Crédito Agrícola foi, ao longo de 2016, alvo de expansão, alterações pontuais de horários e encerramentos de agências que, no global, visaram melhorar a prestação de serviços financeiros e de protecção à população, sendo de registar que o número total de agências fixou-se em 672, constituindo-se como a 2ª maior rede do sistema bancário nacional e apresentando-se como um factor de desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas do país. Para além da rede física, o Crédito Agrícola disponibiliza uma rede de 258 caixas automáticas próprias “B24” com serviços em funcionamento (+9 que em 2015) e de 1.520 caixas automáticas SIBS (+23 que em 2015) bem como de um vasto leque de canais digitais de conveniência (e.g. On-Line, mobile/apps, linha directa). Apostado em apoiar as empresas portuguesas e as comunidades emigrantes, o Crédito Agrícola possui escritórios de representação em França (Paris), no Luxemburgo e na Suíça (Genebra).
  • No passado mês de Outubro, o Grupo Crédito Agrícola entrou na Região Autónoma da Madeira com a inauguração de uma primeira Agência localizada no Funchal, na Praça de Colombo, colocando a sua experiência ao serviço do crescimento da economia madeirense.
  • No passado mês de Novembro, o Crédito Agrícola e a Inovisa revelaram os vencedores da 3ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e onde foram premiados 10 projectos nacionais nas 6 categorias a concurso.
  • O Crédito Agrícola, pelo quarto ano consecutivo, pretende homenagear as empresas clientes que se destacaram pelo contributo para a competitividade e crescimento da economia, através da obtenção do estatuto de PME Excelência e PME Líder em 2016. O número de empresas que obtiveram este estatuto em 2016, por proposta do Crédito Agrícola, elevou-se para 221 (47 Excelência e 174 Líder), o que representa +58 que o verificado em 2015 e +148 que o registado em 2014.

Principais Indicadores Consolidados do Grupo Crédito Agrícola
Principais Indicadores do Negócio Bancário