Alcobaça recebe o primeiro Atelier de Inovação do Crédito Agrícola

02-05-2017

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

Lisboa, 02 de Maio de 2017 – O Crédito Agrícola e a INOVISA levam a Alcobaça, no âmbito do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, o primeiro de quatro Ateliers de Inovação. Dedicado à fileira da hortifruticultura, o atelier decorre no próximo dia 9 de Maio, na Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

Com o objectivo de premiar projetos de inovação promovidos por mais do que uma entidade, a 4.ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola” inclui a categoria “Inovação em Colaboração”. A participação nesta categoria, dedicada a projetos de inovação, requer a participação dos seus promotores nos Ateliers de Inovação. Estes consistem em workshops gratuitos para apoiar projectos de inovação em fileiras estratégicas nacionais - cereais, floresta, hortofruticultura e produção animal - a colocar no mercado produtos e serviços de sucesso cobrindo temáticas como: performance de equipa, proposta de valor, comunicação e disseminação. Em cada atelier serão eleitos três projectos que ficarão automaticamente a concurso, cujo prémio é de 5000 euros.

Com a categoria “Inovação em Colaboração”, o “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola” pretende apoiar projectos de inovação (a iniciar, em curso ou terminados) promovidos por mais do que uma entidade. São exemplos de projetos com enquadramento e esta categoria projectos de Cooperação para a Inovação (PRODER), futuros Grupos Operacionais (PDR2020), projectos I&DT Aplicada (QREN) e outros projectos não necessariamente co-financiados. Os próximos atelieres já têm data marcada: 27 de Junho, na Mealhada, dedicado à floresta; 5 de Julho, em Salvaterra de Magos, dedicado à fileira dos cereais. Por fim, e com data e local a definir, estará o atelier de produção animal.

Além da categoria “Inovação em Colaboração”, existem mais quatro categorias: Cereais, Floresta, Hortofruticultura, Produção Animal.

Será ainda atribuído um prémio de reconhecimento especial a uma entidade (empresário individual, Sociedade, Associação, Fundação, Organização não-governamental, Entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, organismo da Administração pública) ou ao projecto submetido por Associado(s) do Crédito Agrícola que se destaque dos demais. A análise dos projectos terá como base três critérios: grau de inovação, potencial de mercado e a sustentabilidade.

Os vencedores de cada categoria e o reconhecimento especial receberão cinco mil euros.

As candidaturas ao “Prémio Empreendedorismo e Inovação” terminam a 24 de Julho.

Toda a informação sobre o Prémio, incluindo as inscrições nos Ateliers de Inovação, está disponível em www.premioinovacao.pt.