Crédito Agrícola
Crédito Agrícola
Não revele o seu número de telemóvel. Temas de Segurança
Soluções CA Tesouraria CA Cartões CA Crédito CA Seguros CA Investimentos CA Serviços CA Internacional CA

Remessas Documentárias de Exportação

 

Remessa Simples

A Remessa Simples é uma instrução dada por um exportador ao seu Banco, o Crédito Agrícola, para que este envie letras de câmbio ou outros documentos financeiros, para pagamento ou aceite pelo importador através do banco deste no estrangeiro. Em regra, esses conjuntos de documentos financeiros relacionam-se com um envio de mercadorias, mas excluem os documentos relativos às mercadorias em si (por exemplo: conhecimentos de embarque, certificados de origem, facturas, etc.).

Destina-se a empresas com actividade exportadora que precisem de efectuar cobranças originadas no exterior. É uma modalidade de cobrança para os casos em que existe confiança máxima no importador, uma vez que de forma geral o exportador envia a remessa após a expedição das mercadorias.

 

Como funciona a Remessa Simples para Aceite (a prazo)?

No caso de uma Remessa Simples para aceite:

  1. O Cliente do Crédito Agrícola (exportador) emite um efeito sobre o importador pelo valor acordado;
  2. O Crédito Agrícola, (Banco Remetente), faz seguir o efeito para o Banco Apresentador (no estrangeiro) com instruções para que este obtenha o aceite;
  3. Após obter o aceite do importador, o Banco Apresentador, em função das instruções do exportador:
    • devolve o efeito ao Crédito Agrícola, que o entrega ao Exportador ou,
    • mantém-no em carteira para cobrança no vencimento.

 

Como funciona a Remessa Simples à Cobrança (a prazo ou à vista)?

No caso de uma Remessa Simples à Cobrança, o processo operativo é idêntico ao da situação anterior, substituindo-se as instruções de aceite por instruções de aceite e pagamento na data de vencimento prevista no saque, (a prazo ou à vista), a ser efectuado pelo importador ao Banco Apresentador, o qual reembolsa o Crédito Agrícola, que por sua vez credita os fundos ao exportador.

 

Vantagens para o Importador

  • Segurança - geralmente o importador pode inspeccionar a mercadoria antes do aceite ou pagamento;
  • Financiamento Comercial - quando o pagamento é a prazo, o importador obtém por esta via financiamento do exportador.

Vantagens para o Exportador

  • Segurança - na eventualidade do importador recusar o pagamento ou o aceite, poderá proteger a mercadoria, mantendo a posse da mesma, desde que não tenha já remetido os documentos da mercadoria ao importador;
  • Financiamento - a existência de um título de dívida facilita a obtenção do financiamento bancário através do desconto do mesmo.

 

 

Remessa de Exportação com desconto

Operação de crédito mediante a qual o Crédito Agrícola financia o Cliente Exportador, através da antecipação de receitas das exportações realizadas.

Esta operação tem por base a apresentação dos documentos de suporte à exportação.

Fundamentalmente, em lugar de esperar que o Importador no estrangeiro efectue a liquidação dos documentos remetidos, quer o pagamento seja à vista ou a prazo, o Cliente do Crédito Agrícola pode solicitar que essa remessa seja descontada, ou seja, que lhe sejam adiantados os fundos que lhe serão futuramente pagos.

 

Vantagens para a Empresa

  • Antecipação das receitas de exportações, permitindo fazer face a eventuais necessidades de tesouraria.

 

LinkedIn facebook Google+ Twitter
Ajuda
Onde Estamos Onde Estamos
Linha DirectaLinha Directa Internacional

Para qualquer informação adicional ou esclarecimento de dúvidas contacte, por favor, o Serviço Telefónico de Apoio a Clientes - Linha Directa, disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia, com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 8h30m às 23h30m e aos Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 23h. Em alternativa poderá enviar uma mensagem, através da opção disponível.

CONFAGRICONFAGRI | Fundo de Garantia do Crédito Agrícola MútuoFundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo | Imóveis CAImóveis CA | Loja CALoja CA Política de Cookies  |  Código de Ética e Conduta  |  Informações Úteis

© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.

© 2013 CRÉDITO AGRÍCOLA - Todos os Direitos Reservados.
Os serviços de investimento disponibilizados são prestados pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, registada para o efeito junto da CMVM com o número 137.